domingo, 27 de março de 2011

32 semanas!!!

"Amanhã completo 32 semanas, eu considero 8 meses, porque conto de 4 em 4 semanas (meses lunares), como optei pela cesariana devo ter mais ou menos umas 6 semanas pela frente, isso se Arthur não quiser adiantar, espero que não, por maior que seja a minha vontade de vê-lo não posso ser egoísta assim....espero o tempo que for necessário para que ele venha bem, perfeito....tô aqui na cama de repouso, tomei um buscopan pois estou com cólicas, vamos ver como será esses dias, espero não precisar ir ao obstetra, mas eu queria fazer uma ultrassonografia para ficar mais tranquila...queria ver o tamanho do Arthur, fico tão curiosa pra saber!!!

Resuminho do tempo de uma gestação:

"A gravidez tem 280 dias, 10 meses lunares, 40 semanas ou 9 meses solares. Fica mais fácil trabalhar com meses lunares, pois o mês solar tem variações na quantidade de dias (sendo 30, 31 e 28 dias a depender do mês) enquanto o mês lunar tem sempre 28 dias."


Olha o que eu ainda tenho pela frente:

"8º mês ( 28ª semana a 32ª semana )

Mamãe: fica com a respiração difícil, devido ao aumento das dimensões uterinas.

Aumenta a freqüência das micções devido ao peso do útero. Os tornozelos começam a inchar devido à pressão do útero sobre os vasos sangüíneos, podendo aparecer hemorróidas e varizes.

Bebê: Ao término da 32a semana o comprimento cabeça-nádega é de 28 cm e o peso de 1.800 gramas aproximadamente. Temos os sistemas respiratórios e digestivos quase completamente

funcionais e começa a se formar depósitos de ferro e outros minerais.

Mais gordura sob a pele é depositada.


9º mês ( 32ª semanas a 36ª semana)

Mamãe: Ocorre a descida do bebê para a pelve (se encaixa dentro da bacia), as contrações de Braxton-Hicks aumentam tudo preparando para parto. A mulher pode referir pontadas na vagina, como se o bebê estivesse "cutucando", sendo explicado para a mamãe que o que ela sente nada mais é que a compressão pelo feto dentro do útero de fibras nervosas que vão inervar a vagina (lá dentro e não em baixo).

As consultas devem ser semanais.

Bebê: O feto vira para baixo se preparando para o nascimento. As mãos agarram com firmeza. A maior parte do lanugo e vernix começam a desaparecer.

A circunferência da cabeça é praticamente igual ao tórax.

O líquido amniótico atinge seu volume máximo, de 1000ml, normalmente.


10º mês ( 36ª semana a 40ª semana)

Mamãe: A gestante já não dorme, há aproximadamente 15 dias. Amigos, parentes, sogra, mãe, irmãs, avós ligam todos os dias para saber se o bebê já nasceu. Vai se criando um clima de ansiedade cada vez maior. A mamãe já não vê a hora de ver a carinha do bebê e o papai tem medo de deixá-la sozinha em casa.

A mãe sente-se incomodada para tomar banho, andar, sentar e até para respirar ou comer.

Está chegando a hora...

Deve-se prestar atenção aos movimentos do bebê. Caso ele não se movimente por mais de 4 horas avise seu médico, para se certificar de que tudo está bem.

A qualquer momento você pode começar a sentir as cólicas, perder água ou algum sinal de sangue. Caso isso aconteça, é hora de ir para a maternidade!

Bebê: O bebê está completamente desenvolvido. O comprimento em geral é de 50cm e o peso de 3000 gramas a 3500 gramas.

Nessa fase o bebê suga, chupa o dedo, mexe a pálpebra, soluça, brinca com o cordão umbilical.

Às vezes também chora. Dorme 16 horas por dia e sonha 65% desse tempo. Demonstra satisfação e aversão sorrindo quando gostou ou fazendo cara feia se não gostou. Aprecia músicas clássicas...

Existem estudos para provar que o bebê sente gostos, tipo doce e amargo que passam para o líquido amniótico, fazendo cara feia quando não gosta."



http://www.universodobebe.com.br/site/gravidez1.2.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário