terça-feira, 12 de abril de 2011

O Início do Trabalho de Parto

Depois do alarme falso é que realmente começam as contrações do trabalho de parto. Para saber se você está mesmo ou não em trabalho de parto, é importante verificar o intervalo entre as contrações. Quando o intervalo é de 10 minutos ou menos, padrão que continua mesmo após o uso de BuscopanÒ, um banho quente e uma observação de 1 ou 2 horas, então o trabalho de parto começou. Esta é a hora de ir para o hospital? Ainda não...

Se você for ao hospital no início do trabalho de parto, vai escutar do médico que o colo do útero ainda está fechado, e que é melhor esperar mais tempo em casa. Portanto, é bom saber que, para a primigesta (mulher na primeira gravidez), desde as primeiras contrações ritmadas até o início da dilatação, geralmente vão se passar cerca de 6 a 8 horas. É o chamado período de latência, que pode demorar até mais do que isso, e que se caracteriza por contrações indolores, sem dilatação do colo. Quando começa a ter um pouco de dilatação (1 ou 2 dedos) até o momento do parto, vão se passar outras 6 a 8 horas. Ou seja, o trabalho de parto em seu tempo total dura, em média, 12 a 16 horas, podendo chegar até 24 horas em algumas mulheres, em sua primeira gravidez. Assim sendo, é bom a gestante saber disso e ter paciência, para esperar a vinda do seu bebê, sem se desesperar. Outra informação interessante é saber que, uma vez as contrações pegando ritmo, após os 3 cm de dilatação (2 dedos), a dilatação vai ocorrer na velocidade de cerca de 1 cm por hora. Sabendo disso, você vai conseguir acompanhar o processo, na medida em que o médico vá fazendo o exame de toque, durante o trabalho e parto.

É importante saber que as primeiras contrações são indolores. Podem, no máximo, trazer certo desconforto, um peso no pé da barriga. Quando a dilatação se inicia, aí então a gestante pode começar a sentir um dorzinha em baixo ventre, que responde nas costas, durante as contrações. Esta dor vai aumentando aos poucos, dando uma sensação que tem algo se abrindo nas costas. Na verdade, é o colo do útero que está se abrindo, dando uma sensação que se reflete nas costas. Se a mulher esperar este tipo de dor para ir para o hospital, então vai chegar no tempo certo, com cerca de 3-4 cm de dilatação. Agora dá para entender que ir antes para o hospital é perda de tempo e acaba sendo muito desgastante para a grávida, pois vai esperar muito tempo até o nascimento da criança. Se ela chegar no tempo certo, ainda vai ficar de 5 a 6 horas na sala de pré-parto!


http://www.drgalletta.com.br/articles.php?id=28&page=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário