quarta-feira, 27 de abril de 2011

36 semanas

Você está na 36ª semana de sua gravidez.

Abaixo você encontra um resumo do que pode acontecer nessa semana de gestação:


36ª semana
Mamãe
A gestante já não dorme, há aproximadamente 15 dias. Amigos, parentes, sogra, mãe, irmãs, avós ligam todos os dias para saber se o bebê já nasceu. Vai se criando um clima de ansiedade cada vez maior. A mamãe já não vê a hora de ver a carinha do bebê e o papai tem medo de deixá-la sozinha em casa.
A mãe sente-se incomodada para tomar banho, andar, sentar e até para respirar ou comer.
Está chegando a hora...
Deve-se prestar atenção aos movimentos do bebê. Caso ele não se movimente por mais de 4 horas avise seu médico, para se certificar de que tudo está bem.
A qualquer momento você pode começar a sentir as cólicas, perder água ou algum sinal de sangue. Caso isso aconteça, é hora de ir para a maternidade!
Lembre-se dos sinais de trabalho de parto:
Quando se deve ir para a maternidade?
O sinal mais característico de trabalho de parto é, sem dúvida, a presença de contrações.
Como são essas contrações?A sensação é de que estamos com cólicas parecidas com menstruação; como se fossem cólicas de intestino... uma sensação estranha...
Como saber se é mesmo?Deitada bem acomodada sobre uma cama ou um sofá colocar a mão sobre o abdome, na região do umbigo e apertar. Nessa região normalmente é fácil conseguir "afundar" um pouquinho a mão enquanto em volta ou nas laterais tudo está duro. Pois bem, quando começa a contração, todo o abdome fica duro...como uma tábua. As contrações começam lentamente com duração aproximada de 30 segundos e intervalos de 30 minutos ou até de 10 em 10 minutos. Não devem ser acompanhadas de sangramento (tipo sangue vivo ou em quantidade grande) nunca, a não ser tipo um sinal de sangue como o finalzinho da menstruação. O intervalo entre uma contração e outra vai diminuindo, diminuindo... até chegar a 3 em 3 minutos. E aí sim temos um trabalho de parto!
Hora de ir para Hospital!
Caso não sinta cólicas mas comece a escorrer água em grande quantidade - às vezes até escorrendo pelas pernas... então está perdendo água mesmo! Deve ir para o Hospital ou ligar para seu médico para pedir orientação...
Outro sinal importante é o sangramento. Caso seja um sangramento discreto como se fosse um final de menstruação, ou mesmo apenas algumas manchinhas na roupa pode-se ter calma e ligar para seu médico ou mesmo procurar o serviço médico direto para que possa ser examinada e ver se está com dilatação do colo do útero ou não. Muitas vezes vemos pacientes apenas com o sinal e já com dilatação importante, perto de "ganhar" o seu bebê.
Deve-se ter muito cuidado em não pecar por falta, melhor por excesso, isto é, na dúvida vá para o hospital, onde poderá ser examinada para ver se está em trabalho de parto, se o bebê está bem, se a mamãe está bem...Nunca fique em casa para ver o que vai acontecer... Muitas vezes isto pode ser desastroso.
Uma coisa importante é a cor do líquido amniótico. Se estiver clara, é sinal que o bebê está bem. Se o líquido estiver esverdeado, por exemplo, é sinal de sofrimento fetal, urgência!!
Contrações muito seguidas sem intervalos são muito ruins para o bebê.
Parada dos movimentos do bebê é sinal de alarme!
O tampão mucoso pode sair até 15 dias antes do parto, portanto não é sinal característico de trabalho de parto.
Todos esses sinais são só sugestivos e devem ser lembrados e não supervalorizados. Nada substitui um bom exame clínico e uma conversa com seu obstetra!!!
Bebê
O bebê está completamente desenvolvido.
O comprimento em geral é de 47cm e o peso de 2700 gramas a 2900 gramas.
Nessa fase o bebê suga, chupa o dedo, mexe a pálpebra, soluça, brinca com o cordão umbilical. Às vezes também chora.
Dorme 16 horas por dia e sonha 65% desse tempo. Demonstra satisfação e aversão sorrindo quando gostou ou fazendo cara feia se não gostou.
Aprecia mais músicas clássicas...
Existem estudos para provar que o bebê sente gostos, tipo doce e amargo que passam para o líquido amniótico, fazendo cara feia quando não gosta. Nesta idade gestacional fica mais fácil através de exame direto por uteroscopia registrar estes momentos.
A cabeça começa a forçar mais o colo para iniciar o trabalho neste local, como se fosse amaciando os músculos para ficar bem molinho, na dilatação.
As dores de acomodação são intensas e incomodam bastante a mamãe. Em compensação, o estômago e as costelas ficarão mais livres e você terá mais facilidade para se alimentar e respirar.
É hora de descansar, relaxar e aguardar pacientemente a vontade do bebê para vir a este mundo.
Não tenha pressa. Se estiver insegura quanto à saúde do bebê enquanto espera, seu médico pode pedir um exame de doppler para avaliar o bem-estar fetal, ou pode fazer uma monitorização dos batimentos cardíacos do bebê, ou até pela monitorização dos movimentos realizada por você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário